LENDA DA TRIBO ABENAKI SOBRE O TAMBOR
“Diz-se, que quando o Criador, dando um lugar para todos os Espíritos habitarem, e que fariam parte no povoamento da Mãe Terra, um Som, um grande estrondo BOOM, se fez ouvir de fora na distância.
O Criador ia ouvindo, o som que ia chegando mais e mais perto até que finalmente ele ficou bem na frente do Criador. “Quem é você?” perguntou o Criador. “Eu sou o Espírito do tambor”, foi a resposta. “Eu vim aqui para lhe pedir que me permita participar desta maravilhosa Criação.” Como você irá participar? pergunta o Criador.
“Gostaria de acompanhar o canto do povo. Quando eles cantarem com o coração da Mãe Terra. E assim, toda criação irá cantar com harmonia.”
O Criador concedeu o pedido, e a partir de então, o Tambor tem acompanhado as vozes do povo.
Desde então, para todos os povos Indígenas do mundo, o Tambor é o Centro de todas as músicas. É ele o Catalizador que faz subir o Espírito das canções até o Criador para que as preces contidas nas canções possam chegar até Ele.
Em todos os momentos, o Som do Tambor traz Integridade, Reverência, Entusiasmo, Solenidade, Força, Coragem, e a Realização das Canções.
É o Batimento Cardíaco da Mãe Terra dando sua aprovação as pessoas que nela vivem. Ele chama a “Águia para que leve a mensagem ao Criador.
Ele muda a vida das pessoas!”
Fonte: Xamã Virtual / Adriana Campos
Mídias Sociais