/ Psicologia

A Importância dos Primeiros 7 Anos de um Ser

 ....ou....Porque eu sou assim ! 

Tenho uma crença, de que a Psicologia foi trazida ao planeta terra, com uma única finalidade: Libertar o ser humano da sua MESMICE.


Ou seja, nos tira do lugar comum, e nos dar condições de alargarmos nossos horizontes, e nos percebermos como individualidades, como ser da unicidade (Unicidade, no meu entender, é a pessoa, sendo o que é, com sua personalidade, ser parte de um todo; este todo é o Universo, e este todo/Universo, tem um papel para mim, que é só meu, a ser representado por mim, e se eu não fizer a minha parte, fica faltando algo, o Universo não está completo)

O que aqui digo, é muito semelhante ao que Jung diz, com seu processo de INDIVIDUAÇÃO, onde a pessoa se percebe como um indivíduo único, com todo seu potencial a ser desenvolvido, e com direito e possibilidade de assim buscar sua felicidade, que está em seu interior.

Creio, como psicólogo que sou, que todos nós, temos que fazer nossa parte. Mas qual é tua parte? Qual é minha parte? Esta pergunta de difícil resposta, pode ser entendida, como de fácil resposta, dependo do ângulo que a vejamos.

É, ou será difícil, se nossa visão for da mesmice, ou seja, se atuarmos sempre com padrões de pensamentos cristalizados.... esta Ciência, a Psicologia, tem portanto, a finalidade de nos ajudar a entendermos nós mesmos, e olharmos os padrões que estão cristalizado, visando se buscar soluções para nos tirar da mesmice e sermos apenas almas.

Explicando melhor...... enfrentando nossas doenças de ego, os nossos pensamentos e atitudes fechadas, endurecidas, para assim os curarmos; Precisamos abrir a porta da alma, que é o coração, e deixarmos entrar uma nova maneira de pensar. Não pensar no mesmo, mas em novas possibilidades. Pensarmos em nossa cura.

É e será fácil, se nós nos permitirmos, se verdadeiramente quisermos, se tivermos o real interesse em nossa melhora. Só há uma possibilidade de cura. NÓS QUERERMOS A CURA.

Mas vamos voltar ao que interessa.... você sabe o que é cristalização mental? ....Já lhe ficou claro, ou ainda tem dúvidas?.... Bem, vamos a mais umas dicas.... Cristalizações Mentais, são comportamentos aprendidos, por imitação, ou mesmo trauma, que ficam registrados em nossa mente, e sempre o repetimos; indiscriminadamente, o repetimos, em todas as circunstâncias de nossas vidas.

Posso compará-los, ao seguinte caso. Imagine uma pessoa, que tenha todos os dias para se alimentar, pão, arroz, feijão, batata e cenoura. Dia após dia, sempre as mesmas coisas. Ela então aprende, que apenas estes 5 alimentos são os alimentos existentes, ou permitidos de se comer. Se a levar a um restaurante, certamente, ela irá pedir estes alimentos.

Ela acostumou seu corpo, a só comer este grupo de alimentos. Com nossa mente é a mesma coisa. Se repetirmos sempre um mesmo modelo, ele é aprendido (alguns juram, que um comportamento é instalado, quando é repetindo pela 3ª vez) É este modelo aprendido, que sempre iremos repetir em diversas atividades de nossas vidas.

Mas, qual é o motivo de não mudarmos o pensamento aprendido??? Posso afirmar, que o novo, geralmente nos assusta. Temos medo do novo. O NOVO NOS OBRIGA A MUDANÇAS.... MUDAR DÓI, INCOMODA. O NOVO NOS OBRIGA A REVERMOS NOSSA MANEIRA DE PENSAR E NOSSAS VERDADES.... QUEM É QUE GOSTA DE MUDAR UMA DE SUAS VERDADES???

Esta é uma grande armadilha do Ego. Olhem-se ... vejam quantas verdades vocês tem dentro do coração.... quantas delas são fantasiosas, mentirosas, inadequadas, mas você se agarra a elas, como tábua de salvação... você não muda esta verdade, pois tem medo de não ser verdade o que você crê... ela, a verdade, fica intocável... por isso, você não se conhece.... tem passado uma vida cristalizada... em muitas ocasiões com sua alma doente....preso ao ego.... preso ao apego....

Bem, vamos tentar entender um pouco mais, como isto tudo começa..........Desde o momento da concepção, ou seja, 9 meses, antes de nascer, até quando completo 7 anos, eu como ser encarnado na terra, vivo minha primeira e maior aprendizagem.... vou formando meu molde de vida.... imagine um bolo....é feita a massa e ela é colocada na assadeira, e vai ao forno.... é a assadeira que dá o formato redondo, quadrado, retangular, estrela,, etc. e antes de assar, poderá se dar o formato que quiser,... depois de assado,... ele ficará com o formato que tinha a assadeira...

Imagine-se você agora... o seu corpo é a massa, a assadeira é o conteúdo que lhe passaram, e o forno, é quando se completa 7 anos....o que foi cristalizado aí, fica para sempre.

NOOOOOSSA.... para sempre é muito forte... é, é para sempre...a não ser que procure conhecimentos, procure, se interessar em mudar, queira ser diferente.... pegue seu bolo, uma faca, corte as beiradas, o deixe, redondo ou quadrado, ou dê o formato que quiser... mas nunca se esqueça, ele já está cozido, você só pode ajeitá-lo e cobri-lo de glacê para o
enfeite. Por debaixo do enfeite, será sempre aquele bolo cozido em determinada assadeira.

Uma das teorias maravilhosa, que encontramos nos últimos 80 anos, é a da ANTROPOSOFIA (estudo do conhecimento e da evolução do ser humano) de Rudolf Steiner, e aí, encontramos uma explicação bastante interessante, que demonstra, através do estudo de nossa evolução, como se dá o aprendizado do ser humano, em cada encarnação.

A Psicologia Transpessoal, nos alerta, que desde o momento de concepção , começa a se formar uma nova personalidade. Alguns dos nossos estudos, indicam, que antes de nascermos, temos nossa mente consciente "apagada", ficando em estado latente no subconsciente, todas as nossas experiências anteriores.

Com a ligação molecular, entre a célula ovo e o ser reencarnante, que se dá em até 5 horas após a relação sexual de nossos pais, começa uma nova consciência. Começa uma nova fase, começa um novo aprendizado.

Tudo o que nossa mãe vive nos 9 meses de gestação, vivemos junto com ela, e é nossa primeira aprendizagem na vida. Após o nascimento, a Antroposofia vem nos ensinar, que durante os primeiros 7 anos, nossa mente é como uma espécie de absorvente, ou mata-borrão. Estamos com nosso chacra da coroa (a moleira) aberto, para entendermos, e gravarmos todos os fatos vividos, e à partir daí, criamos nossos novos mecanismos psicológico e de vida.

Assim acontece, pela necessidade que temos, de novo aprendizado; a moleira fica aberta até completarmos os 7 anos, pois nesta fase já estamos amadurecidos para o aprendizado intelectual, e então, para que este aprendizado ocorra com equilíbrio, já devemos ter nossa raiz psicológica bem definida.

Então, eu sou assim.... assim como?.... assim, deste jeito, desta maneira, ainda com estes sentimentos em meu coração, e com uma porção deles, arraigados, cristalizado, que não consigo me libertar.

E agora, o que faço????..........Minha primeira sugestão, é conhecer todos estes sentimentos, sem medo, com coragem. Ter a consciência, que só os enfrentando, poderei superá-los. Todo o conhecimento psicológico, foi baseado em duas afirmações fantásticas: "Homem, conheça-te a ti mesmo" e "Conheça a verdade e a verdade te libertará ".

Para que fique bem fácil de entender.... A CATARSE, que é um termo muito usado na Psicologia, nos diz que, se enfrento um fato traumático, pela 2a vez, tenho chance de me libertar da dor e sofrimento, que no primeiro momento ele me causou.

Vejamos, não preciso passar de novo pelo trauma, mas revê-lo, senti-lo novamente, enfrentá-lo... quando assim eu procedo, tenho a possibilidade de me livrar da dor que me causava.

Você está disposto a se livrar de todos estes padrões cristalizados???.......Não sabe quais são????? Vamos dar uma dicas: "APEGO – INSEGURANÇA- MEDO –RIGIDEZ – ANSIEDADE – CULPA – ARROGÂNCIA – PREPOTÊNCIA – DISSIMULAÇÃO – MÁGOA - , etc, etc.... todos eles são mecanismos de defesa.... Não sabe o que é mecanismo de defesa???.....Não sabe como se livrar destes padrões cristalizados???

Se tiver interesse em melhorar, siga em frente, pois nas próximas palestras, você vai encontrar as respostas a muitas das tuas dúvidas, e vai aprender como se instalaram estes comportamentos, como funcionam os mecanismos de defesa, e muitas dicas, para você se libertar deles. Até lá !

Irineu Deliberalli

Psicólogo e Xamã